Maquete Eletrônica. O que é? E para que serve?
Olá meu nome é Robin e trabalho com maquete eletrônica aqui em Guarapuava no estado do Paraná. No decorrer dos anos arquitetos, engenheiros e construtoras,começaram a trabalhar com a elaboração virtual de projetos animados em 3D (maquete eletrônica). Antes dessa tecnologia, não tínhamos certeza absoluta de como nossa casa/obra iria ficar quando acabada. Tínhamos que confiar em projetos 2D e cortes de fachada representados em papel feitos a mão ou em programas de coordenadas iguais o AutoCAD.
Essa tecnologia tomou conta do mercado de projetos e animações das engenharias no geral! Mas por incrível que pareça essa tecnologia já é antiga.Em 2001 quando ainda fazíamos projetos em CAD ou até mesmo em prancha de Desenho técnico. Nos Estados Unidos uma produtora de games (CAPCOM), contratava o primeiro render em maquete eletrônica para o mundo dos jogos.
Foi a primeira parceria entre engenharia e Arquitetura com a indústria dos games, para a elaboração em maquete eletrônica animada de um Jogo de terror (RESIDENT EVIL 1 REMAKE 2001/2002). Um arquiteto engenheiro refez toda a Mansão Spencer para o Remake do clássico jogo de terror/ Ficção científica que a CAPCOM havia produzido em 1997.
Essa foi a porta de entrada para as maquetes eletrônicas na indústria da construção civil. Claro que em 2002 não era possível fazer uma maquete eletrônica em qualquer CPU. Então por isso foram desenvolvidos Sofwares menos pesados mas super eficientes para a Modelagem e Renderização de projetos em 3D. Hoje em dia temos vários programas Modeladores e renderizadores que nos permitem fazer casas, prédios, urbanização, automóveis, aviões, cenários para jogos, cenários para filmes ( como vimos recentemente nos filmes Avengers e 2012, que possuíram 50 % de sua estrutural cinematográfica desenvolvida por software de engenharia para elaboração de seus respectivos cenários).